sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Teorias de Ácidos e Bases

Foi Arrhenius (1884 – Eletrólitos), nascido na Suécia, em 1859, que fez uma das teorias sobre ácido e base. Sua teoria explica que ácido aquele que produz H+ em solução hidratada, e é base aquele que produz OH- em solução hidratada.

                Ex.:                   H+   +   OH-      <==>        H2O
                                       Ácido        Base

A segunda teoria é a de Bronsted-Lowry (BL). Johannes Nicolaus Brönsted era um químico dinamarquês nascido em Varde, descobridor das propriedades dos ácidos e bases e um dos criadores da teoria protônica, pois ele juntamente com Martin Lowry, Físico-químico inglês, nascido em 26 de outubro de 1874, em Bradford, no mesmo período e em lugares diferentes tiveram a mesma visão sobre os ácidos e as bases, e esta definia que tanto os ácidos quanto as bases dependiam da transferência de H+. Neste caso era Ácido aquele que era capaz de doar H+ (prótons) e era Base aquele que tinha a capacidade de receber o H+ (próton) doado. Temos então como principal exemplo a formação do íon Hidrônio (H3O+) através da reação do Ácido Clorídrico (HCL) com a Água (H2O):

Ex.:          HCL         +         H2O        <=====>       H3O+         +        CL-
                Ácido (Forte)        Base (Fraca)              Ácido (Fraco)       Base (Fraca)

Outra diferença bastante interessante é a classificação dos ácidos e bases antes e após a reação, onde naturalmente, um acido forte, ao reagir, torna-se uma base fraca pois perde-se a neutralização e torna a substância instável e, a partir deste momento é mais interessante retornar ao seu estado anterior de ácido do que ficar sendo base, por isso chamamos base fraca. O mesmo funciona com a Base forte que se transforma, após a reação, em ácido fraco. Este processo denomina-se "par conjulgado", onde o Ácido frado é o Par conjulgado de uma Base Forte, e assim vice-versa.

Obs: a água pode ser tanto base quanto ácida, dependendo de sua situação em uma reação. Isto ocorre porque a água tem uma propriedade inusitada, esta é denominada Anfótera. 

A água tem sua formula de constante de concentração em uma reação, e sabemos que a água tende a ser neutra, assim possui pH=7, possuindo também uma constante de equilíbrio:

Ex.:   2H2O   <===>   H3O+        +        HO-

Kw(water) = [H3O+].[HO-] = 1,0.10^-14 Mol/L

Nenhum comentário:

Postar um comentário